Um projeto extremamente simples está revolucionando a vida de quem precisa transportar água

Diante de problemas extremamente complexos, a solução definitiva nem sempre está ao nosso alcance, mas isso não significa que nada possa ser feito. Os engenheiros sul-africanos Pettie Petzer e Johan Jonker são exemplos disso. Eles bolaram um jeito extremamente simples de contribuir com a árdua tarefa de transportar água enfrentada por milhares de pessoas em seu país – principalmente por mulheres e crianças.

Para substituir os baldes, que são limitados e de difícil transporte – geralmente carregados na cabeça, o que traz uma série de problemas ao corpo -, eles criaram o “Hippo Water Roller”. O novo dispositivo consiste em um barril que, conectado a um eixo, rola sobre o chão.

Hippo-Water-Roller Barril de água 1

Iniciado na África do Sul em 1994, o projeto já se expandiu e provocou impacto social em mais de 20 outros países. Além de ser muito mais fácil de carregar, o “Hippo Water Roller” armazena cerca de 90 litros de água, um volume praticamente impossível de ser transportado num balde na cabeça. Há versões mais equipadas que possuem também filtro que torna a água apropriada para o consumo.

De acordo com os realizadores do projeto, até setembro de 2015, aproximadamente 46 mil barris do tipo haviam sido distribuído, beneficiando até 300 mil pessoas – já que é considerada uma média de 7 pessoas por família. Para saber mais, acesse o site.

Hippo-Water-Roller Barril de água 2

Hippo-Water-Roller Barril de água 3

Hippo-Water-Roller Barril de água 4

Hippo-Water-Roller Barril de água 5

Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.

Comments

comments

4 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *