Veja como as fases de Super Mario foram criadas à mão, em papel quadriculado!

mario-card

Com tanta tecnologia ao nosso redor, às vezes até esquecemos como as coisas eram criadas antigamente. Um dos jogos de videogame mais famosos de todos os tempos, por exemplo, tem uma história incrível.

Para a criação do primeiro título da série, lançado em 1985 pela Nintendo Entertainment System, os designer não usavam computadores e desenhavam todos os componentes das telas e personagens manualmente, um a um!

Desenhado à mão

É claro que estamos falando do famoso jogo “Super Mario“, e você leu corretamente, todos os componentes e telas do jogo, quadradinho por quadradinho, foram desenhados à mão! Não estamos falando de esboços, como ocorre hoje em dia, mas de todo o desenvolvimento do jogo e de sua mecânica.

A imagem abaixo é uma versão original do projeto. Os desenhos foram revelados pelos designers Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, criadores do game, enquanto falavam do lançamento de Super Mario Maker, que permitirá, de modo simplificado, que qualquer um crie novas fases para o jogo.

supermario7[1]

Detalhes revelados pelos criadores

Para entendermos como o jogo era muito bem trabalhado, algumas curiosidades, contadas pela dupla Shigeru e Takashi são bem interessantes.

Vejamos o primeiro nível do “Super Mario”, por exemplo, a ideia era que servisse como um tutorial para ensinar os jogadores a reconhecer os amigos e os seres que deviam ser temidos no jogo. Orientava também sobre como executar comandos, como o de pular e caminhar, além de outras atividades relacionadas ao game.

mario

mario-levels

 

supermario2[1]

Nessas horas é que entendemos como era trabalhoso fazer um jogo antigamente, e o quanto ele deveria ser bem projetado para que todo aquele trabalho da equipe não acabasse sendo jogado fora.

Claro que com as tecnologias de hoje, podem acabar sendo criados jogos não tão bem planejados, mas que os desenvolvedores devem levantar as mãos ao céu pela tecnologia alcançada, isso devem! 🙂

Conheça um pouco mais da história do “Super Mario”, um dos maiores jogos de todos os tempos, assistindo este vídeo abaixo, vale a pena!

Jornalista, estudante de psicologia e otimista de nascença

Comments

comments

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *