Entenda como os robôs invadiram o mundo e veja exemplos

Por Renata Penka, em colaboração para o Somente Coisas Legais

É difícil encontrar alguém que não se recorde de algum robô. Eles estão espalhados por aí seja no cinema, internet, jornal, revista, televisão ou na sua casa! Na ficção, robôs personagens fazem parte da vida de muitas pessoas. Já ouviu falar da Rosie? A empregada da família Jetsons, desenho transmitido pelo SBT no final da década de 80 e começo da década de 90 e produzido pelo estúdio Hannah-Barbera.

Outro robô famoso é do filme Metropolis, de 1927, do diretor alemão Fritz Lang, que segundo os cinéfilos mostra o primeiro robô do cinema. Na história, um cientista cria um robô muito semelhante a uma funcionária chamada Maria, que trabalhava na mesma empresa que ele.

Um filme mais recente, o ‘Eu, robô’, de 2004, do diretor americano Alex Proyas, retrata uma sociedade que vive em conjunto com as máquinas, que devem acima de tudo proteger a população. Enfim, exemplos são muitos. A verdade é que a robótica invadiu nossas vidas e a tendência é expandir cada vez mais.

Robôs

Alguns robôs como o Trolley, criado pelo Google, prestam serviços para a população. Ele foi desenvolvido para capturar imagens em 360º, permitindo que os usuários tenham acesso aos diferentes museus do mundo. Essa máquina possui 2,6 metros de altura e pesa 60 quilos. Em sua base, um computador e lasers instalados nas laterais permitem identificar a profundidade dos ambientes, além de conter quinze câmeras para registrar todas as imagens. Ou ainda o Tigrão, desenvolvido em 2006 pelos alunos de Mecatrônica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que visita hospitais para entreter crianças internadas.

A inovação mais recente da robótica foi noticiada no blog da Narrative Science, na Forbes, que desde seu início em outubro de 2011, vem apresentando grande parte dos conteúdos feitos inteiramente por sistemas de inteligência artificial. As informações que o sistema produz sem a interferência humana são matérias sobre análise do desempenho de políticos, esportes e restaurantes. Para tanto, basta o sistema consultar dados que seguem uma estrutura determinada, com textos e números, depois o próprio software redige as notícias seguindo fórmulas pré-configuradas. Será que o ‘fim’ dos escritores está próximo?

Sendo fictícia ou real, a robótica cresce a cada ano. Nesse mercado, a palavra ‘impossível’ é desconhecida. Estudos e até competições são estabelecidas para aperfeiçoar o conhecimento já existente. O objetivo humano, ao que tudo indica, é que as pessoas buscam gerar máquinas úteis para trabalho e lazer. A verdade é que parece não existir mais maneira de mudar, com a acelerada evolução tecnológica, quem sabe os robôs da ficção não possam se tornar realidade?

Veja exemplos de robôs do mundo real e da ficção

Robôs-famosos---Curiosity---Nasa

Sonda Curiosity que pousou em Marte em 6 de agosto de 2012 e desde então tem enviado registros do planeta vermelho à Terra.

Robôs-famosos---Eu robô

Da ficção: Sonny, personagem do filme “Eu, Robô”, que foi baseado na obra de Isaac Asimov – famoso escritor de ficção científica.

Robôs-famosos---Metropolis

Cena do filme “Metrópolis”, de Fritz Lang. O clássico é um dos pioneiros na abordagem de robôs no cinema.

Robôs-famosos---Narrative-Science

Narrative Science é uma empresa especializada em inteligência de mercado. Em parceria com a Forbes, publica um blog escrito por uma “robô digital”.

Robôs-famosos---Roboy

Batizada de Roboy, máquina criada pelo Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Zurique, na Suíça, tem ‘tendões’ mecânicos e avança um passo na busca por um robô que ajude humanos na realização de tarefas.

Robôs-famosos---Rosie---Jetsons

A intenção dos criadores do robô acima é chegar, quem sabe, ao que foi proposto no desenho “Os Jetsons” com a robô-empregada Rosie.

Robôs-famosos---Tigrão---PUC

Ele tem seis anos e dezenas de pais. Criado em 2006, o robô Tigrão deixou de ser apenas um experimento de laboratório dos alunos do curso técnico em Mecatrônica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Além de integrar conceitos técnicos de robótica e de ser a estrela de uma campanha de divulgação da Escola de Ensino Técnico da PUCPR (Tecpuc), Tigrão já levou alegria a crianças hospitalizadas – ação que faz parte de um projeto que deve continuar neste ano. [via gazetadopovo.com.br]

Robôs-famosos---Trolley---Google

O robô Trolley, do Google, mapeia museus com imagem em 360º para oferecer uma experiência virtual de acesso aos acervos (algo como um “Street View” das obras de arte).

Renata Penka é formada em Jornalismo, apaixonada pelos livros, filmes, cachorros, esmaltes e acessórios. Futura escritora, trabalhando no seu primeiro manuscrito pela Editora Inverso. Atualmente trabalhando como redatora na empresa Socialprint.
Renata Penka é formada em Jornalismo, apaixonada pelos livros, filmes, cachorros, esmaltes e acessórios. Futura escritora, trabalhando no seu primeiro manuscrito pela Editora Inverso. Atualmente trabalhando como redatora na empresa Socialprint.

Comments

comments

3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *