Apesar de não terem face, eu quase consigo enxergar o olhar perdido, levemente catatônico, das esculturas do britânico Antony Gormley. Usando aço, ele criou uma série de 5 figuras humanas, em tamanho real, compostas por formas abstratas – como cubos, paralelepípedos ou poliedros irregulares.
Intitulada LAND, a série está disposta no Reino Unido, quatro em áreas costeiras, voltadas para o horizonte, e uma foi instalada diante de um canal na região central da Inglaterra.
“LAND nos convida a pensar sobre a nossa identidade e a mentalidade de uma nação cercada por água, e como isso afeta a maneira como fazemos nossas escolhas. A água tanto nos separa quanto nos liga ao resto do mundo. A água nos isola e nos torna autossuficientes, mas com o convite do horizonte que oferece a oportunidade de superarmos as nossas limitações e nos envolvermos com o futuro. De modo mais geral, essas paisagens com suas formas humanas industriais fornecem um bom lugar para reavaliar o projeto humano” – analisa o escultor.
Veja imagens de suas instigantes criações abaixo:
Compartilhar no FacebookJornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.