Nós brasileiros, guerrilheiros do dia a dia, temos que usufruir de alguns artifícios para levarmos nossas vidas. É essencial usar aquele quebra-galho, um “provisório definitivo”, ou como prefiro chamar: uma gambiarra.
Fizemos uma lista com as principais maracutaias que podem ser encontradas nas casas por todo o país. É a verdadeira tecnologia do povo! Algumas dessas gambiarras talvez tenham caído em desuso, mas aposto que a maioria ainda é bastante praticada por aí.
1. Palha de aço na antena
Quando a imagem não fica legal, inventamos que embrulhar um trecho da antena em um Bombril melhora a recepção. Pode dar resultado porque assim a antena passa a captar sinais que não estejam completamente alinhados. Recentemente testei com o novo sinal digital de televisão e funcionou! BomBril tá caro? Vai de palha de aço genérica!
2. Consertar chinelo com prego
Quando a tira das Havaianas do gambiarreiro quebra ele não tem dúvidas, procura um prego, ou alfinete ou algo parecido para empreender um brilhante conserto. Geralmente a borrachinha que prende as tiras por baixo da sola se solta e a gambiarra resolve o problema. Soube de gente que usou chinelos assim por mais de um ano!
3. Arroz no saleiro
Arroz no saleiro é tradição. Qual boteco de esquina não usa colocar arroz junto ao sal para facilitar a saída deste maravilhoso pó branco pelos micro orifícios que os saleiros costumam ter? O arroz absorve a umidade deixando o sal mais “fino”, ou soltinho, como muita gente costuma dizer. Tome cuidado para os grãos não embolorarem.
4. Parafusar com faca de cozinha
Nem todo mundo é precavido ao ponto de ter ferramentas variadas em casa. Ok, uma chave de fenda não é nada tão raro, mas mesmo assim tem gente que não possui este instrumento – e vamos respeitá-los. Um parafuso precisa de atenção? Hora de improvisar! Saque da gaveta aquela faca de pão e tente a sorte.
5. Gambiarras nas tomadas
[Crédito da imagem à esquerda: Felipe Fonseca]
Quando o plug da tomada de um aparelho eletrônico começa a falhar costuma-se fazer de tudo para que ele continue funcionando, menos tomar as medias corretas que seria levar o objeto para o conserto. É então aplicada uma bela gambiarra! Ou cortamos o fio e enfiamos as pontas direto na tomada, sem plug nem nada, ou vamos dando aquela dobradinha no cabo até encontrarmos uma posição que elimine momentaneamente o mau contato. Recentemente temos encarado também uma nova situação: o novo padrão de tomadas. Agora me diz, quem é que vai trocar todas as tomadas da casa para atender às exigências dos novos produtos? O jeito é fazer um quebra-galho.
6. Apontar lápis com faca
Tudo bem, a prática é comum entre desenhistas. Apontar o lápis com um estilete permite que se alcance o formato ideal da ponta para variados tipos de traço. Não é o caso da grande maioria que não tem muita intimidade com a arte, mas precisa apontar o lápis. Afinal, quem diabos tem um apontador em casa? – só mesmo se houver crianças em idade letiva.
7. Portão com barriga
Isso já foi oficializado nas periferias brasileiras, mas nasceu como uma gambiarra! Se o carro não cabe na garagem, dá-se um jeito: é só fazer um portão que invada um pouquinho a calçada que tudo fica resolvido! Para você ter uma ideia de como a coisa é difundida, a imagem acima foi obtida através do Google Street View após poucos minutos de procura pelas ruas de São Paulo.
8. Dando um jeito no zíper quebrado | Atualização
É bem capaz que você tenha uma peça de roupa com esse tipo de “conserto” no zíper aí na sua casa – aqui na minha eu sei que tem. Quando o zíper não para fechado, use uma argola de chave para prendê-lo no botão.
Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.
HAHAHAHA, comédia, aqui em casa só não te a tv com bombril mas já teve!
Faltou falar daquele filtro de linha que é ligado a outro filtro de linha, que é ligado a um estabilizador (que tem várias entradas), e nos filtros de linha aquele monte de benjamins….
Cadê a colher na garrafa de coca-cola, para não perder o gás?
Faltou:
• secar roupa atrás da geladaira
minhas havaianas são consertadas com parafusos, mas somente nos casos q a bolota d baixo n se perde pela vida. vou ensinar: pegue a tal da bolota, faça um buraco com uma faca que tenha ponta como se estivesse cavando um buraco para que a ponta do parafuso n encoste no chão, parafuse a bolota e o resto da tira e pronto!!! isso é bom porque a tira não vai ficar menor mas cuidado para n pegar um parafuso muito grande ou muito pequeno…
Portao com barriga foi a melhor.. hauihaiuhoa.. Tem grade de janela com barriga tbm, eu já vi!!
Este portão já é a coisa mais normal do mundo no Brasil!!
conheço muitos artistas que preferem apontar o lapis com facas pois fica melhor do que com o apontador.
The hora essas gambiarras! Eu já vi todas por aí!
Demorei um pouco pra conseguir entender esse "da hora" seu.
Muito bom.
Gambiarras brasileiras!
gambiarras brasileiras.
Quem nâo fez isso , que atire a primeira pedra! KKKKKKKKKKKKKK
mais gambis…
NÃO SÃO GAMBEARRAS…. O NOME DISSO É AJUSTE TÉCNICO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não são Gambearras… o nome disso é GAMBIARRA…
Sempre! kkkkkkkkkkkkkkk
Somos pobres mas temos criatividade,,, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.E dava certo.kkkkkkkkkkkk
Isso não é gambiarra nem gatilho. Chama-se "jeitinho brasileiro". kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A chave de fenda eu faço até hj..A única coisa que não fiz foi o troço de eletricidade pois tenho medo de levar choque…As havaianas já fiz muito quando arrebentava na rua…kkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Para tudo dá-se um jeito!
o bom e velho jeitinho brasilerio d ser e d fazer
Até o portão da nossa casa aparece! Roberto Roque; Andre Roque Santos; Jaime Roque; Elizabet Ferreira Dos Santos; Andrea Ameal; Sonia Junqueira; Bianca Joukhadar; Bruna Joukhadar; Cristiano Isaac Joukhadar
Isso tudo sempre dá certo quebra um galhão….kkkkkk
Isso não gambiarra, é ajuste personalizado….kkkkkk
A única que eu não conhecia era a do portão!
Gabiarra com eletricidade feito por profissional dá jeito por enquanto, mais feita por um leigo pode até matar, contate sempre alguém competente para resolver seus problemas elétricos, Temos que admitir brasileiro é criativo demais homeee…
puts…pelo menos uma dessas todo mundo já fez…!!!
Massa, só faltou o crédito das fotos né? http://www.flickr.com/photos/felipefonseca/7171376555/in/photostream . Tá lá: Attribution, Share Alike.
Open source, uai
primeiro: não é open source, é uma foto publicada sob uma licença livre. equívoco comum. é só ler a licença, que explica as condições de uso: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/deed.pt_BR
Felipe, você tá certíssimo. Já coloquei os devidos créditos. Peço desculpas. Se você preferir eu posso retirar a imagem sem problema nenhum. Obrigado e abraços.
retira não, gostei do post.
Confesso, já fiz várias dessas coisas kkkk.
São chamadas também de A.E.U.P -> Adaptações Econômicas Urgentes e Permanentes. =)
Toma aqui meu like ! (y)
O nome disso é reparo técnico kkkkkkkkkkkkk
onde eu atiro-a?? kkk
kkkkkk aqui em casa se chama RTA: recurso técnico alternativo, kkkkk
R.T.A recurso técnico alternativo
lembro o dia q tu descobriu um desses no serviço kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vinicius Chagas Vdd kkkkkkkkkkkkkkkk R.T.A evolution of the world
Eu faço a do zíper rsrsrsrs
a do ziper KOASOKSOKA' sempreee
eu só não tenho o portão com barriga, já fiz todas as outras '-'
Quando eu era mais novo, sonhava pros meus pais comprar uma tv para poder usar no bombril.
Pingback: 19 ideias brilhantes que farão você dizer: ‘por que não pensei nisso antes?’ - Receitas e Dicas Rápidas
O nome disso é Adaptação Técnica Emergencial kkkk
Pingback: Estilista brasileira cria vestidos de noiva com sacos de cimento - Peguei do