As bicicletas podem salvar sua saúde, ajudar na preservação do meio ambiente, reduzir o trânsito e, de quebra, são legais pra caramba. Na Guatemala, além de servirem como meio de transporte, elas dão origem a outras máquinas para serem usadas em casa e em pequenas empresas.
Enquanto muitos de nós vamos de carro até a academia para nos exercitarmos em bicicletas ergométricas, os guatemaltecos estão se acostumando a pedalar o dia todo, na locomoção e na realização de tarefas.
Para quem precisava fazer tudo na mão, as máquinas de pedalar produzidas no país pela ONG Maya Pedal significam facilidade. Trata-se de uma tecnologia barata, de fácil manutenção e que não requer energia elétrica. Estamos falando em bicimáquinas – como são chamadas – para:
01. Debulhar o milho
02. Bombear a água de poços
03. Liquidificar
04. Moer
05. Descascar noz
06. Extrair a polpa do café
07. Lavar roupa
08. Locomover quem não pode pedalar
Maya Pedal funciona desde 1997 na cidade de San Andrés Itzapa. De lá para cá, além de desenvolverem projetos como os citados acima, eles disponibilizam manuais para a produção das bicimáquinas no site da ONG. A ideia é que a energia limpa e barata obtida pelas pedaladas possam chegar a todos que precisem.
Minidocumentário sobre o Maya Pedal
Assista abaixo a um documentário curtinho, em espanhol com opção de legendas em inglês, sobre a iniciativa. Além de entrevistas com moradores e com idealizadores do Maya Pedal, veja algumas máquinas em ação:
Compartilhar no FacebookJornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.
Sempre digo:criatividade não tem limites
Cada engenhoca legal! Parabéns pra eles, inventores e usuários 🙂
BACANA !
BACANA !
Exercício, trabalho e progresso…Gente que pensa em fazer o bem….