Leaf Sheep: Adorável criatura está entre raros animais que ‘fazem’ fotossíntese

leaf-sheep-sea-slug-costasiella-kuroshimae-6

Olhe bem essa linda criaturinha da imagem. Adivinhou o que é? Se você chutou brinquedo infantil, animação da Pixar ou qualquer outro objeto, infelizmente você errou: trata-se da Costasiella kuroshimae, uma adorável espécie de “lesma” do mar, que anda sendo chamada por aí como “leaf slug” (Lesma de Folha, em tradução livre) ou “Leaf Sheep” (ovelha de folha).

O pequeno molusco tem tamanho que varia entre 5 milímetros a não mais que 1 centímetro de comprimento. O porte diminuto contribui para graciosidade do animal.

Costasiella kuroshimae em fotos

leaf-sheep-sea-slug-costasiella-kuroshimae-4

leaf-sheep-sea-slug-costasiella-kuroshimae-2

leaf-sheep-sea-slug-costasiella-kuroshimae-5

Processo de fotossíntese ultra raro

Encontradas próximas ao Japão, Indonésia e Filipinas, esses pequeninos seres de olhos juntinhos – e amáveis! – atingem no máximo 5 mm de comprimento.  Curiosamente, são um dos únicos animais no mundo a realizar fotossíntese, ainda que de maneira indireta.

Ao se alimentar das algas Costasiella, a Leaf Sheep “rouba” os cloroplastos – organelas nas quais o processo de fotossíntese é realizado – e os incorporam no seu próprio organismo, num processo super raro chamado cleptoplastia.

Uma vez com os cloroplastos no corpo, a Leaf Sheep acaba se alimentando também por meio da energia solar. Incrível, não?

leaf-sheep-sea-slug-costasiella-kuroshimae-1

17857267076_c2a26e1d1a_b

17123242889_73bd6d5c92_b

Parece mesmo uma ovelinha, não é? Seu aspecto cativante faz com que a ovelha-do-mar se destaque de outras lesmas fotossintéticas. Crédito das imagens que ilustram a publicação: Jim & Lynn | Randi Ang | Johnny Chiu

Além do Leaf Sheep: Outros animais que fazem fotossíntese

O processo de fotossíntese do costasiella kuroshimae, a nossa ovelha-do-mar, é raro, mas acontece também em outros seres. Além da cleptoplastia, processos simbióticos em que todos os envolvidos saem ganhando também podem ser observados entre animais e plantas.

  1. Salamandra Manchada (Ambystima maculatum): este anfíbio é o único animal vertebrado – conhecido até o momento – a realizar a fotossíntese. No entanto, o processo se dá ainda na fase embrionária. Quando recebem oxigênio liberado pela fotossíntese das algas com quem dividem espaço dentro dos ovos. Nesta simbiose, o embrião libera matéria orgânica com a qual as algas se alimentam.
  2. Elysia chlorotica: conhecida como lesma-do-mar também se beneficia da fotossíntese ao incorporar cloroplastos em suas células digestivas. Estudos indicam que os cloroplasto podem fornecer energia à Elysia por até 1 ano.
  3. Corais: muitos corais realizam simbiose com as algas que vivem dentro deles. Em troca de energia, fornecem proteção contra os perigos do fundo do mar.

Comments

comments

31 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *