Há 50 anos, o engenheiro norte-americano Gordon Moore, que mais tarde foi um dos fundadores da Intel, lançou uma espécie de profecia para a então iniciante indústria dos hardwares. Segundo ele, o número de transistores – estruturas fundamentais do microprocessador e da era digital – em um chip dobraria a cada 18 meses.
Ou seja, Moore notou que poderia ter um crescimento de 100% pelo mesmo custo, e que isso ocorreria de modo exponencial. Bem, ele está mais para um visionário que para um vidente, já que sua teoria se confirmou na prática e acabou ganhando o nome de Lei de Moore – uma justa homenagem ao engenheiro.
Para efeito de comparação, levando-se em conta o primeiro microprocessador da Intel – o Intel® 4004 -, um processador moderno é extremamente compacto com 14nm, fornece 3.500 vezes mais desempenho e 90.000 vezes mais eficiência, e tudo por 1/60.000 do custo. Fica até difícil visualizar o tamanho dessa evolução vendo essas números tão distantes uns dos outros, né? Para entendermos melhor o quanto os processadores se desenvolveram, vamos supor que a Lei de Moore funcionasse também para outras tecnologias.
Se mais coisas se desenvolvessem com a eficiência de um microprocessador…
01. Você encheria o tanque do carro uma única vez na vida!
Se a eficiência no consumo de combustível dos automóveis melhorasse da mesma forma do que prevê a Lei de Moore, uma pessoa poderia facilmente dirigir um carro por toda a sua vida com um único tanque de gasolina. Se, nessa realidade paralela, você pegasse um carro novo aos 40 anos de idade, um quarto de tanque seria o suficiente!
02. Carros do tamanho de insetos!
![mini-cooper-783703_640[1]](https://i0.wp.com/somentecoisaslegais.com.br/wp-content/uploads/2015/06/mini-cooper-783703_6401.jpg?resize=580%2C385&ssl=1)
Com o ritmo com os quais os transistores encolheram, o seu carro seria do tamanho de uma formiga. Claro que isso não seria muito útil nesse caso, mas que seria possível, seria!
03. Prédios gigantescos e muito baratos
![building-691873_640[1]](https://i0.wp.com/somentecoisaslegais.com.br/wp-content/uploads/2015/06/building-691873_6401.jpg?resize=580%2C386&ssl=1)
Se a eficiência da Lei de Moore se aplicasse à construção civil, uma pessoa poderia comprar um arranha-céu pagando menos do que paga por um PC atual. E se os prédios crescessem no ritmo da Lei de Moore, seria fácil alcançar 35 vezes a altura do Monte Everest.
04. Um reino por uma caixa de bombons (ou ao contrário)
Imagine que o preço das casas caísse no ritmo da Lei de Moore. O que você paga hoje por um pirulito poderia ser usado na compra de um imóvel. O preço de um Kinder Ovo poderia comprar uma cidade inteira!
05. Uma passagem para a Lua, por favor!
![789px-Melies_color_Voyage_dans_la_lune[1]](https://i0.wp.com/somentecoisaslegais.com.br/wp-content/uploads/2015/06/789px-Melies_color_Voyage_dans_la_lune1.jpg?resize=580%2C441&ssl=1)
– Cena posteriormente colorida do filme Viagem à Lua, de Georges Méliès.
Foram US$ 25 bilhões gastos no programa Apollo para levar o homem à Lua. No fabuloso ritmo de desenvolvimentos dos processadores, esse custo seria praticamente o mesmo de um pequeno avião.
06.Vou ali na Lua e já volto!
Falando em viagem à Lua. Em 1969 os astronautas demoraram 3 dias para chegarem ao satélite natural da Terra. Se a Lei de Moore fosse aplicada à viagem espacial, seria possível partir daqui e chegar à Lua em coisa de um minuto.
07. Aqui na Terra, não haveriam distâncias
Se a evolução prevista na Lei de Moore recaísse também para as viagens aéreas, as distâncias seriam algo desprezíveis. Em segundos chegaríamos a pontos opostos do planeta! Nada de filme, lanchinho ou cochilo durante o voo!
08. O celular seria o celular mesmo, mas imagine o contrário…
[Crédito: daryl_mitchell | Creative Commons]
Um telefone Android com processador Intel, que se beneficiou da lei de Moore, se fosse construído com a tecnologia de 1971, apenas o microprocessador do aparelho ocuparia a vaga de um carro. E nada de encher o tanque uma única vez na vida! 😛
Essa publicação foi apoiada por uma empresa. Iniciativas assim ajudam a manter o Somente Coisas Legais. Se sua marca quiser produzir conteúdo em parceria conosco, entre em contato.
Compartilhar no FacebookJornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.






1.185 jogos de Mega Drive para jogar online
1.861 jogos de Super Nintendo para jogar online
rsrs. Se os carros fossem iguais aos computadores, dependendo da versão do motor, você poderia estar a 180km/h, querer virar à esquerda e receber um aviso: "Você tem certeza de que quer virar à esquerda?" ou "Você quis dizer ´direita´". hehe.