Ele cria mini insetos mecânicos com peças de relógio e nos leva para o mundo da ficção científica!

insetos 1

Bem ao estilo dos filmes de ficção científica, o artista norte-americano Justin Gershenson-Gates, de Chicago, cria minúsculos insetos soldando cuidadosamente engrenagens, molas e outras peças de relógios.

Neto de um homem que trabalhava em ferrovias, desde criança Justin era cercado pelo mundo metálico e engenhoso da mecanização. Ainda pequeno o artista abria e separava seus brinquedos a fim de ver como eles funcionavam, mas nunca foi capaz de colocá-los juntos novamente.

Agora, ele usa relógios e acessórios velhos e em desuso que encontra nas gavetas do mundo todo e os reorganiza em desenhos caprichosos que viram desde esculturas até joias.

inseto 11

Desse modo, segundo o próprio Justin, ele é capaz de mostrar a beleza do mundo mecânico, exibindo o lado mais delicado e efêmero das engrenagens, que geralmente ficam escondidas do público atrás de metal e vidro.

Justin, também conhecido como “mechanical mind” (mente mecânica, em tradução livre), expõe suas criações no site de divulgação artística DeviantArt e as vende através de sua loja no Etsy. Sua coleção vai de insetos e mini soldados, a corações e formas com designs abstratos.

Os insetos mecânicos de Justin, muitos dos quais ele pode equilibrar apenas no seu dedo mindinho, são criaturas em miniaturas, geralmente com várias pernas, extremamente detalhadas e que demoram várias horas para serem concluídas. Como um exército robótico de seres assustadores, aracnídeos e insetos metálicos, as criações ganham vida e compõem uma intrigante coleção que grita: “filme de terror de ficção científica”.

inseto 8

Não por acaso, essas esculturas lembram personagens pitorescos como os monstros do remake de 1998 de “Perdidos no Espaço”, ou as máquinas do longa-metragem “As loucas aventuras de James West”, de 1999. As belíssimas criações têm um estilo “steampunk”, um dos subgênero da ficção em que os paradigmas tecnológicos modernos são obtidos por meio da ciência disponível em épocas passadas, tornando as peças ainda mais únicas e admiráveis.

As esculturas são tão perfeitas que você quase pode ouvir suas perninhas metálicas batendo febrilmente na superfície como se elas estivessem correndo através da sala só de olhar para elas.

Olhando para as aranhas, louva-a-deus e escorpiões, as miniaturas de Justin causam um pavor maior do que o próprio animal no qual se baseiam. Isso deve-se provavelmente à mescla do perigo real com o perigo imaginário. Se uma aranha viúva-negra pode causar muito estrago, o que uma viúva-negra artificial e mecânica não faria?

inseto 9

inseto 4

inseto 3

inseto 2


inseto 6

inseto 5

O artista coloca-se a disposição para responder perguntas e dúvidas tanto por e-mail (jmg@amechanicalmind.com ou jmg.amechanicalmind@gmail.com) quanto por sua página no Facebook. [Via]

Bióloga por formação e curiosa por natureza, acredita que sempre existe algo a mais para se aprender.

Comments

comments

5 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *