Mulheres Cientistas: reunimos alguns nomes que você deveria conhecer, mas que ninguém te ensinou!

Albert Einstein, Issac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking. Esses são exemplos de cientistas que ficaram conhecidos no mundo todo ao longo dos séculos. Mas e se mencionássemos Marie Curie, Rita Levi-Montalcini, Rosalind Franklin, Mária Telkes e Jane Goodall, você saberia dizer quem são?

Na nossa mente, cientistas são figuras representadas por velhinhos excêntricos que usam jaleco, têm os cabelos desarrumados, falam palavras difíceis e compridas e são extremamente ativos e brilhantes.

Einsten e Brown

Fonte: https://en.wikipedia.org/

Mas muitas das descobertas que hoje são de extrema importância para nossa vida vieram do intelecto de uma mulher.

01. Marie Curie (1867 – 1934)
Uma das mais reconhecidas cientistas é Marie Curie, física e química que ganhou o Prêmio Nobel nas duas categorias (em 1903 e 1911). Sua principal contribuição foi a descoberta do rádio (Ra) e o polônio (Po), elementos químicos radioativos muito utilizados em equipamentos médicos e geradores de energia.

Porém muitas outras mulheres trabalharam e trabalham contribuindo com a sociedade e a ciência, vamos dar alguns nomes aqui para você não esquecer:

02. Rita Levi-Montalcini (1909 – 2012)
Neurologista italiana, também ganhadora do Prêmio Nobel, no caso, de Fisiologia/Medicina, pela descoberta da substância que estimula e influencia o crescimento de células nervosas, auxiliando nos estudos sobre o mal de Alzheimer e a doença de Huntington.

03. Mária Telkes (1900 – 1995)
Você só tem um refrigerador na sua casa graças as estudos de Mária Telkes, biofísica húngara que realizou pesquisas sobre energia solar e inventou o gerador e o refrigerador termoelétricos.

04. Barbara McClintock (1902 – 1992)
Foi uma cientista e citogeneticista americana que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1983, pela descoberta da transposição genética, importante para o estudo da evolução e do genoma humano.

05. Rosalind Franklin (1920 – 1958)
Biofísica britânica pioneira em pesquisas de biologia molecular descobriu o formato helicoidal do DNA (1949).

06. Rosalyn S. Yalow (1921 – 2011)
Do berço de uma tradicional família judaica estadunidense, Rosalyn se tornou uma importante física nuclear. Chegou ao Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1977, por suas pesquisas sobre um método que usa elementos radioativos localizáveis para medir substâncias químicas ou biológicas, como hormônios e vírus (Fonte).

07. Jane Goodall (1934 – presente)
Britânica mundialmente famosa por suas pesquisas com chimpanzés, sua vida inclusive já foi tema de documentários em Hollywood.

Cientistas Renomadas

Fonte: https://en.wikipedia.org/

Incentivo às mulheres cientistas

É devido a essas e outras cientistas brilhantes, que as mulheres têm sido reconhecidas e incentivadas a evoluir na área científica nos dias de hoje. Com foco nisso, em 1998, a empresa L’Oreal, em parceria com a UNESCO, criou o primeiro programa dedica à mulheres, a For Women in Science, que já reconheceu mais de 2 mil mulheres cientistas em 110 países.

No Brasil, duas cientistas brasileiras já receberam o prêmio internacional “L’Oréal-Unesco para mulheres na ciência”. A astrofísica Thaisa Bergmann, de 59 anos, da Universidade do Rio Grande do Sul, escolhida por sua importante contribuição ao estudo dos buracos negros. E a farmacêutica Carolina Andrade, da Universidade de Goiás, reconhecida por sua pesquisa para o tratamento da Leishmaniose, doença que afeta cerca de 12 milhões de pessoas em todo o mundo.

Cientistas Brasileiras

Se você quiser saber um pouco mais sobre as mulheres que revolucionaram o mundo e as que seguem fazendo isso, acesse nossas fontes: Super Interessante & Famous Females Cientists.

 

Bióloga por formação e curiosa por natureza, acredita que sempre existe algo a mais para se aprender.

Comments

comments

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *