A bioluminescência é um fenômeno natural que, de tão incrível, parece mágico. Sendo que sua ocorrência não é assim tão rara – todo mundo já viu o brilho de um vaga-lume, certo?!
Bioluminescência é a produção e emissão de luz por um organismo vivo. Trata-se de uma forma de ocorrência natural de quimioluminescência, em que a energia resultante de uma reação química é lançada sob a forma de emissão de luz – Wikipédia.
Nas profundezas do oceano, onde a luz do sol não consegue penetrar, a iluminação de seres bioluminescentes é a única que existe. Trata-se, aliás, de uma autodefesa. Os ostracodes – crustáceos que medem certa de 0,5 milímetros -, por exemplo, tornam-se luminosos quando perturbados. Assim, intimidam predadores como o peixe cardeal que não querem ser vistos por outros predadores maiores.
A combinação desses fatores faz ocorrer uma das mais incríveis cenas da natureza: um peixe que parece soltar uma espécie de poder, como nos videogames. Na verdade, a iluminação vem do ostracode que, assim que é abocanhado, inicia uma reação química que emite luz e, consequentemente, é liberado pelo peixe cardeal!
Loucura! A cena abaixo foi captada pela CNN. Olha só:
A BBC também já registrou o incrível fenômeno:
Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.