Vocês se lembram da pessoa que, usando um exoesqueleto, deu o chute inicial da Copa do Mundo do Brasil? Fazer um robô chutar uma bola é fácil, mas fazer uma pessoa controlá-lo com o pensamento (ou algo parecido com isso), como aconteceu na abertura do evento, é um desafio e tanto!
E desafios motivam mentes científicas como a do estudante brasileiro William Cândido Ribeiro, aluno de Engenharia Elétrica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ele está envolvido em um projeto arrojado: construir uma mão mecânica, com peças criadas em impressora 3D e controlada por um sistema de eletroencefalograma, ou seja, por meio da leitura de impulsos cerebrais.
Para tornar essa ideia realidade, William utiliza o conhecimento produzido por diversas partes do mundo. O mão é um projeto aberto francês chamado InMoov, o processamento é feito via BROH (Brazilian Open Hardware) e a interface com a mente – que será implementada no futuro – virá por meio de um dispositivo chamado Emotiv Insight, dos EUA.
Por enquanto, a prótese é controlada por celular, via bluetooth. William, além de se dedicar à criação do “esqueleto” e da mecânica que o movimenta, utiliza também seus talentos em artes plásticas para deixar a mão o mais realista possível. Em uma publicação no site Instructables, ele detalha cada passo do trabalho. Parte dele você vê abaixo:
01. A mão em movimento sendo controlada por celular via bluetooth.
02. A mão branca foi o primeiro modelo impresso.
03. Aqui ela aparece com um dedo de látex.
04. Após melhorias, William reimprimiu esta versão amarela.
05. A mão já com dedos e conectada ao braço.
06. Com látex, ele espera dar aspecto realista à criação.
07. Veja o sistema de motores e cordas que movimentam as articulações.
08. Mais uma imagem que mostra os “músculos” do braço mecânico.
Compartilhar no FacebookJornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.
Com incentivo a pesquisa , o projeto da mao bionica podera ter bons resultados !
Parabéns Pelo Projeto. Centro Maker e uma loja especializada em pessoas que gosta de Fazer Coisas, tanto como pesquisa ou como hobby.
"Fazer um robô chutar uma bola é fácil, mas fazer uma pessoa controlá-lo com o pensamento (ou algo parecido com isso), como aconteceu na abertura do evento, é um desafio e tanto!"
Não, não é fácil também. Achei este comentário um tanto infeliz. Por gentileza, busquem mais informações sobre o brilhante trabalho de Miguel Nicolelis e não desmereçam este fato.
Apesar de tudo, acredito que não foi intencional, apenas um comentário infeliz.
Juliana, estamos justamente falando que é um desafio e tanto 🙂 … Fazer um robo qualquer chutar é fácil, mas fazer uma pessoa controlar por pensamento esse robo, como é o caso do Miguel Nicolelis, isso é um desafio e tanto! … Da uma relida e veja que em momento nenhum quisemos desmerecer isso.
Abs e obrigado pelo comentário.
Juliana, estamos justamente falando que é um desafio e tanto 🙂 … Fazer um robo qualquer chutar é fácil, mas fazer uma pessoa controlar por pensamento esse robo, como é o caso do Miguel Nicolelis, isso é um desafio e tanto! … Da uma relida e veja que em momento nenhum quisemos desmerecer isso.
Abs e obrigado pelo comentário.
A mão ficou ótima estamos tentando chegar próximo a isso no nosso trabalho q tem o mesmo tema
(y)
concordo com vc! falta mesmo é dinheiro para comprar aquilo de que se precisa , inventar , reinventar, fazer , desfazer até se atingir o objetivo…sem grana nada funciona! Tudo atrasa.
Um Projeto muito bacana. Parabéns ao William pela idéia e ao Diego Bravo por está difundindo esse brilhante projeto.
falta saber quando sera q o modelo estará adaptado para o auto prazer sexual masculino
Somente Coisas Legais Realmente, foi uma falha de interpretação da nossa colega. Posso utilizar esta página, bem como o seu conteúdo, para referenciar este projeto em um trabalho que tenho que apresentar? Obviamente que referenciando a fonte e o autor.
EITA! HEU!HEUH!UE
Rafa SB Pode usar sim, Rafa! Um abraço.