Eles jogaram uma carteira na rua e a reação das pessoas ao encontrá-la vai te surpreender

Carteira sem dono

Recentemente, postamos um projeto que espalha cadeiras pelas calçadas para incentivar moradores a se sentarem na rua para conversar e passar o tempo. Muita gente comentou dizendo que isso seria impossível por conta do perigo de assaltos.

O que eu imagino é que, mesmo em cidades com índices preocupantes, há momentos do dia em que as ruas são razoavelmente seguras – não estamos falando pra ninguém ficar de bobeira na rua durante a madrugada. E outra, ruas movimentadas são muito mais seguras que ruas vazias. Ocupar as vias é um jeito de deixá-las mais seguras.

De qualquer modo, isso mostra que as pessoas não confiam mais umas nas outras. Muita gente vive com constante sensação de medo. E é aí que entra este novo projeto que pode ajudar a restaurar um pouco a fé na humanidade – especialmente na honestidade.

Semelhante ao Troco Coletivo – iniciativa dos mesmos criadores -, a ideia agora é jogar uma carteira no chão e deixar a pessoa que a encontrar livre para pegar o dinheiro que precisar, ou deixar algumas notas e moedas para os outros.

Carteira sem dono é um experimento social que mostra o quanto a sociedade pode ser cooperativa já que, como você pode ver no vídeo abaixo, boa parte das pessoas prefere adicionar alguma grana na carteira e devolvê-la onde achou. Os próprios criadores do vídeo disseram se surpreender com isso! As pessoas podem sim ser honestas, especialmente quando estimuladas. Olha só:

Jornalista e cocriador do site Somente Coisas Legais.

Comments

comments

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *